terça-feira, 1 de abril de 2008

Free Tibet!

Retirado do Blog do Marcos Cavalvanti

Hoje parei de tomar Coca-Cola.

O motivo? A Coca-Cola é um dos patrocinadores oficiais das Olimpíadas de Pequim. Quem me conhece um pouco sabe que embora eu não seja um fanático pela bebida, normalmente é o que peço quando como fora de casa. É meu protesto pela violência que a China vem cometendo contra o Tibete já há muito tempo! Diante da força espiritual do Dalai Lama e do povo tibetano, a China reagiu com a virulência das armas e da repressão burra e brutal.

Claro que a Coca-Cola não está nem aí para o que eu faço, mas é claro que se todos tomarmos a mesma atitude isto pode provocar uma reação em cadeia que acabe por fazer a multinacional pressionar o governo chinês. Preocupado ele já está. Pela primeira vez na história das Olimpíadas a tocha olímpica foi acendida numa cerimônia secreta, escondida, e o roteiro da tocha não foi divulgado... Tudo para evitar os protestos que começam a crescer em todo o mundo.

Pode parecer ingênuo e utópico, mas na era da internet e das comunidades em rede, gostaria de lembrar o que aconteceu com a gigante Nike, quando foi denunciado o fato de que os tênis vendidos na Europa eram fabricados no Paquistão por crianças em regime de semi-escravidão. A campanha boca-a-boca, clique-a-clique, email-a-email, foi mais eficaz que as gigantescas campanhas de marketing da empresa e afetou tão significativamente as vendas e a imagem da empresa que ela suspendeu a fabricação dos tênis no país e criou uma ONG contra o trabalho infantil, tornando-se uma das campeãs desta luta.

Claro que não faltarão as vozes de sempre para dizer que isto não adianta nada. Que estas campanhas são só para que os que dela participam possam dormir mais tranquilos, achando que "fizeram sua parte"...

De minha parte, fico com a lição que aprendi do poeta Gentileza. Quando questionado do porquê insistia em escrever seus versos nos viadutos da avenida Brasil, mesmo sem ter certeza que as pessoas se tornariam mais gentis por causa disso, o mestre respondeu: "Fazendo isto, de fato, não tenho certeza se as pessoas mudarão. Se não fizer, no entanto, tenho a CERTEZA QUE NÂO MUDARÃO!

Falem com os amigos, divulguem, o Tibete precisa

VAMOS PARAR DE BEBER COCA-COLA!

E SEJAMOS GENTIS...

2 comentários:

Fred Delgado disse...

Há tempos eu evito comprar coisas vindas da China, não por causa do Tibet, e sim por causa da injusta concorrência com que todo e qualquer produto sofre por causa dos chineses. Pelo mesmo motivo não compro CD's DVD's e outros produtos roubados que são vendidos nas ruas.

Evito buzinar quando dirijo para não atrapalhar o trânsito, evito jogar lixo no chão para não entupir bocas-de-lobo, fico em pé quando se tem mulheres e senhoras ao meu lado e apenas uma cadeira, evito maltratar turistas, evito uma série de coisas pra que ao menos não sejamos tidos com mal educados...

Mas não pararei de tomar Coca por causa do Tibet, mas farei de tudo possível pra primeiro mudarmos nossa situação, e aí sim poderemos ajudar Ingrides, Tibetes, Pasquistaneses, Africanos, etc, etc, etc...

Danilo disse...

Resistência passiva: essa foi a arma do Gandhi contra a opressão inglesa.